Textos/Texts

Procissão | Procession
Paulo Reis
1998

“ Olha lá vai passando a procissão / se arrastando que nem cobra pelo chão / as mulheres que nela vão passando / acreditam nas coisas lá do céu…” G. Gil

Procissão poderia ser um belo título de uma série de pinturas de Bel Barcellos. E é. Assim como rezadeiras, esquecidas, mães, velhas beatas. O universo feminino, mîstico e ancestral na obra desta pintora é a mais sublime representação do humano. Seus seres habitam outro mundo que não o nosso, elas trazem em sua aura do imaterial, do ato criador sendo a própia criatura. Exterior e interior, luz e sombra, pele e carne de um mesmo ser que emerge de um fundo de cor, ora terrosa, ora escura, quase lúgubre.

Na procissão de Bel Barcellos as mulheres caminham em ato contrito, numa marcha solene de caráter religioso. Adoram algo que está fora do quadro, em algum lugar que a própia história da arte guarda. Sua mulher vem do “ pai Millet”, como Van Gogh o chamava. Mas ela é apenas um entre tantos outros seres que a artista poderia se apropiar, como uma Madonna de Cimabue ou Giotto. O que importa para a artista é a representação através de uma imagem que não é aquela e sim sua nova significação.

Através do processo dos carimbos( a artista desenha uma imagem num plástico, cobre com tinta e aplica sobre a tela ), Bel Barcellos transfere assim a “alma” da pintura e, desta maneira, serializa-as, mudando sempre o fundo, a luz, ou a cor. Essa dessacralização da imagem é também um moto contínuo em seu trabalho.

A visão de sua Procissão traz uma antítese da imagem original. Enquanto a camponesa de Millet larga seus afazeres para entrar num mundo espiritual, de adoração, mantendo-se imóvel, as mulheres de Bel Barcellos movem-se pela força da disposição das telas enfileiradas, uma a uma, num incessante murmúrio de rezas e passos arrastados. Ouçamos, apenas…

Assim, esta Procissão arrasta nossos sentidos, envieza nossas almas, nos põe de joelhos diante da humilhante condição humana. Assim como Millet, a artista quer nos fazer lembrar que somente na arte há esperanças, há redenção. Ela é o balsamo para nossas mazelas e fraquezas.

Procession
Paulo Reis
1998

“Look there goes the procession/ crawling like a snake through the floor/ the women that in it walk/ believe in heavenly things…” G. Gil

Procession could be a nice title for a series of paintings by Bel Barcellos. And it is. As well as faith healer, forgotten ones, mothers, blessed old women. The feminine, mystical and ancestral universe in this painter’s work is the most sublime representation of what’s human. Their beings inhabit a different world that is not ours, they bring their aura from the immaterial, from the creative act as the creature itself. Exterior and interior, light and shadow, skin and flesh from the same being that emerges from a colored background, at times earthy, others dark, almost gloomy.

In Bel Barcellos’ procession, women walk in a contrite manner, a solemn march of religious character. They adore something that is outside the painting, laying somewhere preserved by history of art itself. Her woman comes from “dad Millet”, as Van Gogh used to call him. But she is only one amongst the many beings that the artist could have chosen, like a Madonna by Cimabue or Giotto. What matters to the artist is the representation by means of an image that is not the image itself, but rather its new significance.

By means of a stamping procedure (the artist draws an image on plastic, covers it with paint and applies it over the canvas), Bel Barcellos transfers the “soul” of the painting and, in this manner, creates a series by continuously changing the background, the light, or the color. This desacralizing of the image is also a recurring theme in her work.

The vision of her Procession makes an antithesis to the original image. While Millets peasant abandons her affairs in order to enter a spiritual world, one of adoration, keeping herself immobile, Bel Barcellos’ women move by force of the arrangement of lined up canvasses, one by one, in an incessant chattering of prayers and dragged footsteps.

Thus, this procession drags our senses, skews our souls, bends us to our knees before the humiliating human condition. Just like Millet, the artist wants to remind us that only in art there is hope and redemption. It is the balm to our woes and weaknesses.

2019-11-26T11:29:55-03:00