Biografia/Biography

Biografia/Biography 2019-11-06T17:41:08-03:00

Nasceu em Boston, em 1966. Passou a infância no Recife e desde 1984 vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Formou-se em cenografia pela Uni-Rio, em 1989. Em 1990 foi como bolsista da CAPES para a Inglaterra onde recebeu, com louvor, o título de Mestre em artes cênicas pela University of Hull.

Sua obra divaga sobre os aspectos emocionais e psicológicos que perpassam os ciclos da vida, discutindo as dualidades da existência, os sonhos, angústias, escolhas, limites, afetos e as nuances das relações humanas. Através da representação figurativa, suas pesquisas passaram por aguadas de acrílica, desenhos e transfers com grafite para, desde 2009, se firmarem no bordado como linguagem representativa de fortes referências femininas. Suas obras são construídas lentamente, como um inventário artesanal e próprio, que segue desafiando a aceleração da vida contemporânea, transmutando poesia têxtil em tempo tátil.

Desde 1995 vem expondo seu trabalho em diversos museus e centros culturais no Brasil e no exterior. Destacam-se as exposições individuais no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1995; na Casa de Cultura Laura Alvim, em 1996; no Centro de Estudos Brasileiros de Maputo, em Moçambique, em 1997; no Museu da República do Rio de Janeiro, em 1998; e entre os anos de 2005 e 2009, sua individual “De tão Alvas, quase almas“ percorreu vários espaços culturais como o Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Olinda, SESC Petrópolis e Museu Brasileiro de Escultura em São Paulo. Em 2010 sua individual “Fios/Hilos” ocupou três salas do Museu MACAY, no México, integrando o panorama sobre a Arte Contemporânea do Brasil.

Em galerias comerciais, realizou as individuais “Nós” na HAP Galeria , no Rio de Janeiro; em 2014, “Como Somos” na Galeria Karla Ozório; Brasília, em 2016, e “Conexões” na galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro, em 2018.

Dentre as mostras coletivas que participou, destacam-se: “Mulheres na coleção MAR”, Museu de Arte do Rio, 2019; “De Pedras à pássaros: direções e sentidos”, na OÁ Galeria, em Vitória, 2019; “Lacunas Preenchidas”, Galeria da Villa Aymoré, no Rio de Janeiro, 2019; “Drawing Lines” na Shüebbe Projects em Düsseldorf, 2009; “Brasilidades”, no Centro Cultural da Light, no Rio de Janeiro, em 2000 e “O feminino” no Museu da República, no Rio de Janeiro, em 1997.

Seu trabalho faz parte do acervo do Ella Fontanal-Cisneros Collection, do Museu de Arte do Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes, Centro Cultural Correios, Cia Souza Cruz S/A e também de diversas coleções particulares, no Rio, São Paulo, Portugal e Alemanha.

Bel Barcellos was born in Boston, 1966. As a child, she lived in Recife and since 1984 lives and works in Rio de Janeiro.

She graduated in Theatre Design at the University of Rio, in 1989. In 1990, she was granted a scholarship by CAPES to study at the University of Hull, England, and received a Master´s degree in Theatre Design, with distinction.

Bel Barcellos’s works dwells on the emotional and psychological aspects of life, discussing the dualities of existence, dreams, anguishes, choices, limits, affections and the hues of human relationships. Through figurative representation, her pictoric investigations ranged initially from acrylic paintings to pencil drawings and transfers, finding her expression, since 2009, in the use of embroidery, as a language embedded with strong female references. Her works are constructed slowly, like an intimate and crafted inventory, in contrast to the speedy contemporary life, transmuting textile poetry into tactile time.

Since 1995, Bel Barcellos has exhibited her work in several museums and institutions in Brazil and abroad. The most significant solo shows were held at the Museu de Belas Artes of Rio de Janeiro in 1995; at the Casa de Cultura Laura Alvim, in 1996; at the Centro de Estudos Brasileiros of Maputo, in Mozambique, in 1997; at the Museu da República of Rio de Janeiro, in 1998; and from 2005 to 2009, the show “Whiteness, quasi-souls“ went itinerant to several cultural institutions such as the Centro Cultural Correios in Rio de Janeiro, the Museu de Arte Contemporânea of Olinda, the SESC Petrópolis and the Museu Brasileiro de Escultura in São Paulo. In 2010 the solo exhibition “Threads/Hilos” occupied three galleries at the Museum MACAY, in Mexico, as part of a panorama about Brazilian Contemporary Art.

From 2014 to 2018, Bel Barcellos presented solo shows in art galleries such as “About us” at HAP Galeria , in Rio de Janeiro, “As we are” at Galeria Karla Ozório in Brasília, and “Connections” at Galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea, in Rio de Janeiro.

Amongst the most relevant group shows are “Women at the MAR collection”, Museu de Arte do Rio, 2019; “From rocks to birds: directions and paths”, at the OÁ Galleria, in Vitória, 2019; “Filled Gaps ”, at Galeria da Villa Aymoré, in Rio de Janeiro, 2019; “Drawing Lines” at Shüebbe Projects in Düsseldorf, 2009; “Brasilidades”, at Centro Cultural da Light, in Rio de Janeiro, 2000 and “The feminine” at the Museu da República, in Rio de Janeiro, 1997.

Bel Barcellos’ work integrates relevant collections such as The Ella Fontanal-Cisneros Collection, the Museu de Arte do Rio de Janeiro, the Museu Nacional de Belas Artes, the Centro Cultural Correios , the Souza Cruz S/A Company and also several private collections in Rio de Janeiro, São Paulo, Portugal and Germany.