Textos/Texts

→ Obras/Works: #1#2

Onírica fantasia: ficção ou realidade?
Sonia Salcedo del Castillo
2010

Os trabalhos mais recentes de Bel Barcellos têm oscilado entre binômios diversos: corpo/espírito, razão/emoção, transcendência/imanência, espaço/tempo, enfim. Contudo, a série apresentada aqui promove nova reflexão em torno de outra relação: meio/linguagem.

A camuflagem do limite entre representação e realidade, expressa nos bordados e desenhos da artista, aponta-nos questões inerentes às histórias da arte e do pensamento humano: como se destitui o meio como suporte a partir da pintura-objeto? Dessa forma, como delimitar a fronteira entre ficção e realidade?

Para Nietzsche, buscamos uma “verdade” diretamente ligada a um mundo verdadeiro, ou seja, a um mundo estável, permanente, que tende a um fim único. Porém, este mundo é simplesmente uma quimera… As ficções – narrativas imaginárias, irreais ou obras criadas a partir da imaginação – estariam, pois, a serviço da nossa autopreservação.[1]

Como nosso foco não se refere a qualquer expressão de linguagem, mas à ficção artística, as obras expostas por Bel Barcellos nos levam a refletir por qual razão criamos ilusões de realidades, formas, figuras e espaços visando a narrar histórias que nunca existiram? Por que construímos imagens que não pertencem à natureza, de maneira a materializar ideias e desejos que temos em mente?

São indagações resultantes de uma série de dez objetos de linho, bordados e desenhados , em que o preto e o branco são a base para a inclusão delicada de nuanças sépias e primárias (azuis, amarelos e vermelhos) de linhas leves e massas difusas, qual nuvens a incitar nosso imaginário em direção a histórias utópicas, através de imagens fantasiosas, capazes de transportar nosso espírito para a atmosfera do sonhos…

Sim, a construção de um espaço ficcional deriva da experiência onírica. A ficção advém do fato de o homem sonhar. Na ficção repetimos conscientemente o que inconscientemente fazemos no sonho mediante imagens cujo sentido só existe em nossas mentes. Assim, criamos um mundo para efetuar desejos.

O caráter eminentemente fantástico das imagens realizadas por Bel Barcellos remete-nos a figura mítica da quimera, ora expressa como cegonha, ora como capricórnio ou coruja… Frutos da imaginação… Oníricas fantasias… Lúdicas utopias… Ilusões românticas como sapo-príncipe, cavalinho-carrossel… Ou linhas diáfanas de folhas e pássaros a conferir leveza ao corpo em repouso. Eis a liberdade perene que os desenhos/bordados ou poemas-trama-objeto aqui expostos nos ofertam: alçar vôo tão transitório quanto o tempo em lapso.


Notas

1- […] a nossa inclinação básica é afirmar que os juízos mais falsos […] nos são os mais indispensáveis, que, sem permitir a vigência das ficções lógicas, sem medir a realidade com o mundo puramente inventado do absoluto, do igual a si mesmo, o homem não poderia viver. Ver Zaterka, L., Cadernos Nietzsche 1, p. 83-92, 1996, FFLCH-USP.

Oneiric fantasy: fiction or reality?
Sonia Salcedo del Castillo
2010

The latest works by Bel Barcellos oscillate between various pairings: body/spirit, reason/emotion, transcendence/immanence, space/time… However, the series here presented promotes a reflection regarding a new relation: medium/language.

The camouflage of the limit between representation and reality, expressed in the artists’ embroideries and drawings, points us to questions that are inherent to the history of art and human thought: how does one destitute the medium as the work’s support by means of the painting-object? That is, how to delimit the frontier between fiction and reality?

To Nietzsche, we search for a “truth” directly linked to a truthful world, that is, a stable world, a permanent world, one that leads to a single end. This world however, is merely a chimera… The fictions – imaginary narratives, unrealistic or fruits of the imagination – would thus be at the service of our self-preservation. [1]

Since our focus refers to artistic fiction rather than to linguistic expressions, the works of Bel Barcellos lead us to reflect on the reasons why we create illusions of realities, forms, figures and spaces striving to tell stories that never existed. Why do we craft images that do not belong to nature, so as to materialize ideas and wishes that we have in mind?

These are inquiries provoked by a series of ten linen objects, embroidered and drawn, in which the black and white are the basis for the delicate inclusion of nuanced sepia and primary colors (blue, yellow and red), of thin lines and diffuse masses, akin to clouds inciting our imagery towards utopic stories, throughout fantastical images, capable of transporting our spirit to the atmosphere of dreams…

Yes, the creating of a fictional space derives from oneiric experience. Fiction stems from the fact that men dreams. In fiction we consciously repeat what we unconsciously do in dreams through images whose meaning exist only in our minds. Thus we create a world to fulfill desires.

The eminently fantastical nature of the images created by Bel Barcellos reminds us of the mythical chimera figure, sometimes portrayed as a stork, others as a Capricorn or owl… Fruits of the imagination… Oneiric fantasies… Ludic utopias… Romantic illusions like frog-prince, horse-carrousel… Or diaphanous lines of leaves and birds lending lightness to the resting body. Such is the perennial freedom that the drawings/embroideries or poems-fabric-object here presented offer us: to set a flight as transitory as the lapsing time.


Footnotes

1 – […] our basic inclination is to affirm that our most faulty judgments […] are those which are most indispensable, such that, without allowing for the validity of logical fictions, without measuring reality through the purely invented world of the absolute, of the akin to itself, men would be unable to live. See Zaterka, L., Nietzsche notebooks 1, p. 83-92, 1996, FFLCH-USP.

2019-11-25T14:54:40-03:00