Textos/Texts

Como somos
Isabel Sanson Portella
2016

“Bastaram dois sorrisos e um olhar
Foram mais felizes sendo um par.”
Como Somos – Nando Reis

Somos corpo e somos alma. Somos o sono e o sonhar. Somos pássaros sem asas, braços querendo abraços, linhas querendo nós, desejos querendo encontros. Somos a possibilidade da criação, da invenção, da reflexão. Somos o olhar escondido, o fio estendido, o encontro perdido. Somos muitos, somos múltiplos e, no entanto, somos apenas nós.

Bel Barcellos traz em sua obra as delicadezas da vida, as entre linhas das relações. No desenho bordado, o olhar para o outro, a percepção das igualdades e diferenças, as palavras ditas e as guardadas. O confronto do silencio eloquente e da imobilidade repleta de gestos, cria a vontade de interferir e, nas entre linhas, escrever nosso próprio texto. Como num jogo de tabuleiro, as escolhas se impõem, e os momentos de escuridão se alternam com a leveza e a paz da claridade.

Sobre nós estão o céu, os pássaros, a copa das árvores. Existe a promessa de infinito, de voos mais livres, do desejo das alturas. Haverá também uma promessa de amor eterno do homem e da mulher sob os galhos secos? Será encontro ou despedida? Estarão trocando palavras doces ou desfiarão mágoas antigas? Na verdade é somente um casal e uma árvore despida. O resto é apenas o nosso olhar.

E é então que a artista nos apresenta uma interrogação: Aonde está você? Aonde você se escondeu? Brincando de esconde-esconde, tapamos os olhos e fingimos que, como não vemos, ninguém também nos vê. Não vemos as sombras, os nossos demônios, o outro. Quem se esconde quer ser achado, quem se perde quer o encontro. Será? Mas quem procura precisa abrir bem os olhos, contar até três e partir confiante. Bel Barcellos propõe, nesta série, cinco situações, todas parte do jogo que existe nos relacionamentos afetivos. Procura, dissimulação, desejo de encontrar, esconder, revelar. Seus bordados e traços reforçam a indagação. O desenho delicado esconde a força de sua proposta revelando a percepção e sensibilidade com que constrói a sua poética.

Costuras e bordados povoaram a infância de Bel, que a principio usava linhas e agulhas para passar o tempo. Mas o tempo passou e essa arte ficou em sua vida como forma de expressar seus anseios e ferramenta para suas obras. A figura feminina da tecelã e bordadeira que puxa, amarra e corta os fios da vida está presente como símbolo da mulher poderosa através dos séculos. “Os bordados tornaram-se tão fortes e reveladores de uma linguagem que me traduzia que passaram a compor o desenho como um todo”, acentua Bel Barcellos. A figura humana tem sido o cerne de suas pesquisas e nas séries mais recentes sua atenção tem se voltado para as relações afetivas. Homens e mulheres, seus encontros e desencontros, buscas, desejos, escolhas. A linha desenha abraços e despedidas enquanto a agulha fura o tecido, trazendo a lembrança da dor. Na série “des/encontros”, feita sobre antigos lenços que pertenceram a familiares, a artista traça reflexões sobre partidas e despedidas que fazemos ao longo da vida. “Não tenha medo de deixar que se vá”, fala da necessidade de desapegar, soltar e deixar seguir.

“Livro de cabeceira” traz o feminino, os sonhos e as imagens reveladoras despertadas. O linho branco é suporte para os desenhos a grafite e bordados, tão lindamente mesclados que é difícil dizer o que mais encanta. A atmosfera onírica permanece no olhar do expectador e cada obra desperta a sensação de entrega e de paz.

Bel Barcellos reuniu na mostra Como Somos obras que são bem mais do que divagações sobre a condição humana. Em todas há uma reflexão silenciosa sobre o cotidiano do ser moderno que enfrenta o difícil relacionamento com o outro. Abrigado ou aprisionado numa sociedade individualista, o homem tenta expressar suas aspirações e anseios em pequenos gestos de forma a não submergir na imensa multidão que o cerca. Foram esses momentos, tão reveladores do humano em nossos dias, que Bel captou com sua sensibilidade, transformou em arte e sempre irá emocionar a quem quiser seguir os pontos de seus bordados.

As we are
Isabel Sanson Portella
2016

“Sufficed two smiles and a gaze
They were happier as a couple”
As we are – Nando Reis

We’re body and we’re soul. We’re sleep and dream. We’re wingless birds, arms wanting embraces, lines wanting knots, desires wanting encounters. We’re the possibility of creation, of invention, of reflection. We’re the hidden gaze, the extended thread, the lost encounter. We’re many, we’re multiples and, yet, we are only us.

Bel Barcellos evokes in her work the delicacies of life, the Between threads of relationships. In the embroidered drawing, the gaze towards the other, the perception of the similarities and differences, the words spoken and those kept. The confrontation of eloquent silence and immobility filled with gestures creates the will to interfere and, between threads, write our own text. As in a board game, the choices impose themselves, and the moments of darkness alternate with the peace of lightness and clarity.

Above us are the sky, the birds, the treetops. There is the promise of the infinite, of freer flights, of the desire for heights. Is there also the promise of eternal love between man and woman underneath the dry branches? Is it an encounter or farewell? Are they exchanging sweet words or unveiling past woes? In reality it is only a couple and a naked tree. The rest is only our sight.

It is then that the artist offers us a reflection: Where are you? Where did you hide? Playing hide and seek, we cover our eyes and pretend that, since we can’t see, others can’t see us either. We don’t see the shadows, our demons, the other. Those who hide want to be found, those who are lost want the encounter. Is it? But those who seek need to open wide their eyes, count to three and depart confidently. Bel Barcellos proposes, in this series, five situations, all of them part of the game that exists in affective relationships. Pursuit, dissimulation, desire to find, hide, reveal. The stitches of her embroideries reinforce the questioning. The delicate drawing masks the strength of her proposal revealing the perception and sensibility by which she crafts her poetics.

Seams and embroideries were a frequent part of Bel’s childhood, who initially used threads and needles to pass the time. But time went by and this art form stayed in her life as a way to express her yearnings and as a tool for her work. The female figure of the seamstress that pulls, ties and cuts the threads of life is present as a symbol of the powerful woman throughout the centuries. “The embroideries became so strong and revealing of a language that translated me that they began to compose the drawing as a whole”, points Bel Barcellos. The human figure has been the core of her research and in recent series her attention has turned to affective relationships. Men and women, their matches and mismatches, searches, desires, decisions. The thread sketches embraces and farewells while the needle pierces the fabric, bringing back memories of pain. In the series Farewell, done on old handkerchiefs that belonged to the family, the artist reflects on the departures and farewells we go through in life. “Don’t be afraid to let it go”, she says regarding the need to detach, set loose and let go.

Pillow Book evokes the feminine, the dreams and the awoken revealing images. The white linen is the background for the graffiti drawings and embroideries, so beautifully intertwined that it is difficult to tell what delights the most. The oneiric atmosphere lingers on the spectator’s sight and each work arouses a feeling of openness and peace.

Bel Barcellos gathered at the exhibition As we are works that are far more than mere observations on the human condition. In each of them there is a silent reflection on the daily life of the modern subject who faces a difficult relationship with others. Sheltered or imprisoned in an individualistic society, people try to express their aspirations and yearnings through small gestures so that they don’t submerge in the immense crowd that surrounds them. It is those moments, so revealing of the human being of our days, that Bel captured with her sensibility, transformed into art and which will forever move those who are willing to follow the stitches in her embroideries.

2019-11-25T14:46:47-03:00