Textos/Texts

A pintura de Bel Barcellos
Ariano Suassuna
1997

Duas são as grandes linhagens em que se dividem os pintores: a linear e a pictórica. A primeira, reúne os artistas que preferem contornar nitidamente a forma ou as figuras que aparecem em suas telas. A segunda, aqueles que preferem pintar por manchas, de modo tal que as figuras ou formas abstratizantes de seus quadros só gradativamente se destacam do campo que as envolve. Ingres era um pintor linear. Rembrandt era pictórico.

Ambas as linhagens são legítimas e cada um de nós pode escolher uma ou outra, de acordo com nossas preferências pessoais. Quanto a mim, desde muito moço tinha preferência pelos pintores lineares. E a discriminação só se acabou por causa de um acontecimento de certa maneira alheio ao campo da Arte: foi vendo uma reprodução colorida do Santo Sudário que de repente percebi a força de uma pintura que, como ali, usasse a mancha e o claro-escuro como base de sua linguagem.

Depois daí, os preconceitos se acabaram ou diminuíram – e eu pude apreciar melhor certos quadros, inclusive alguns pintados por meu filho Dantas Suassuna.

Esta foi a reflexão que me veio ao espírito assim que me vi diante da pintura de Bel Barcellos. Nela, a técnica da linhagem pictórica aparece quase que em estado puro, às vezes em sugestões de figuras (como em “Vestígios do olhar”, por exemplo), mas outras vezes adotando apenas formas abstratas ou abstratizantes. É uma pintura bela, forte e que, ao ser colocada diante de meus olhos me sacudiu fortemente, porque mostrou ao velho escritor que sou hoje, que, às vezes, “a essência da Pintura também pode ser a Música imobilizada” (para usar, a meu modo, palavra de Novális sobre a Arquitetura).

The paintings of Bel Barcellos
Ariano Suassuna
1997

There are two great lineages by which we can divide painters: the linear and the pictorial. The first consists of artists that rather clearly outline the forms and figures in their canvasses. The second, those that rather paint in blots, so that their figures or abstract forms only gradually stand out from the space that envelops them. Ingres was a linear painter. Rembrandt was pictorial.

Both lineages are valid, and each of us may choose one or the other according to our personal preferences. As for me, from an early age there was a preference for linear painters. And the prejudice only ended due to an event that was in some ways removed from the realm of Art: It was by looking at a colored reproduction of The Shroud of Turin that I suddenly realized the strength of a painting that, like this one, used blots and chiaroscuro as the basis for its language.

After that, the prejudices subsided and I was able to better appreciate certain paintings, including some by my son Dantas Suassuna.

This was the reflection that dawned upon me as I found myself in front of Bel Barcellos’ painting. In it, the techniques of the pictorial lineage appear almost in pure state, sometimes suggesting figures (as in “Vestiges of seeing”, for example), but others appearing only as abstract or abstracting shapes. It’s a wonderful picture, strong, and one that, once placed upon my eyes, rattled me deeply, because it showed the old writer I am today that, sometimes, “the essence of Painting may also be immobilized Music” (to use, in my own way, words from Novális regarding Architecture).

2019-11-26T11:33:09-03:00