biografia

Bel Barcellos nasceu em Boston, em 1966. Ainda nova, veio para o Brasil e passou grande parte de sua infância no Recife. Aos 15 anos foi morar na Califórnia onde iniciou seu aprendizado em desenho. Voltou ao Brasil e ingressou na Uni-Rio, formando-se em artes cênicas. Paralelamente, aprofundou seu aprendizado em artes plásticas através de cursos de pintura no MAM e no Parque Lage. Em 1992 foi como bolsista da CAPES para a Inglaterra onde recebeu, com louvor, o título de Mestre em artes cênicas pela University of Hull.

Desde 1995 a artista vem expondo seu trabalho em diversos museus e centros culturais no Brasil e no exterior. Destacam-se as individuais no Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1995; na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, em 1996; no Centro Cultural do BANDEPE, no Recife, em 1997; no Centro de Estudos Brasileiros de Maputo, em Moçambique, em 1997; no Museu da República do Rio de Janeiro, em 1998; e entre 2005 e 2009 sua individual “De tão Alvas, quase almas“ foi apresentada em diversos espaços culturais como Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Olinda, Museu Brasileiro de Escultura em São Paulo, etc. Em 2010 a individual “Fios/Hilos”  ocupou três salas do Museu MACAY, no México, como parte da mostra sobre a Arte Contemporânea do Brasil. No mesmo ano, levou outra mostra solo a Frankfurt, a convite da Embaixada do Brasil. Em 2013 criou uma instalação onde foi encenada a performance “Teatro dos Ouvidos” no Parque das Ruínas e no Espaço Cultural Sérgio Porto. Em novembro de 2014  realizou a exposição individual “˜Nós” na HAP Galeria no Rio de Janeiro, dando início as séries de desenhos bordados com que vem trabalhando até hoje. Em 2016, mostrou seus trabalhos recentes na Galeria Karla Osório em Brasília.

A artista já participou de diversas mostras coletivas como “Drawing Lines” na Shüebbe Projects em Düsseldorf, 2009, “Brasilidades” no Centro Cultural da Light  em 2000,  “O feminino” no Museu da República em 1997, entre outras. Foi selecionada no  II Salão MAM de Artes Plásticas em Salvador, 1995.

Bel tem sua obra representada pela Galeria Karla Osório, em Brasília, e Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro. Vem expondo seus trabalhos recentes nas principais feiras de arte do Brasil , nos EUA e Europa.

Suas obras fazem parte de importantes coleções, como The Ella Fontanals Cisneros Collection, Coleção Ricard Akagawa, Coleção Genny e Selmo Nissenbaum, Coleção Sergio Werlang,  Museu de Arte do Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, entre outros.

 Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.

 

Baixar versão PDF (321 kb)